Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Transgênicos

Transgênicos


                                            

MAS AFINAL, VOCÊ SABE O QUE É UM ALIMENTO TRANSGÊNICO ?

 

Transgênicos: Podem ser chamados de organismos geneticamente modificados (em inglês, GMO), são produzidos em laboratório a partir da introdução de genes de outras espécies, com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleção artificial. 
Para esse mundo em que o capitalismo (que nos faz cada dia mais escravos) reina, os alimentos transgênicos são uma grande perspectiva de melhora para o mercado, já que eles não sofrem com a seca, pestes, chuvas, etc.
Os defensores afirmam que estes alimentos são mais produtivos e resistentes, reduzem o uso de pesticidas e podem acabar com o problema da fome no mundo. Assim, segundo eles, os GMO se utilizam de menos recursos naturais, e melhoram a vida dos agricultores.
A vertente contrária frisa primeiramente as questões éticas, questionando até onde vai o direito humano de alterar a natureza; e aponta que, desde Malthus, sabe-se que o problema da fome não é em razão da falta de alimentos, mas sim à má distribuição destes – o que contraria o argumento dado por aqueles que defendem os GMO.
 
Estes ''novos alimentos'' causam grandes  impactos ambientais:
·         A ocorrência de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos (o jornal britânico The Independent divulgou que a Monsanto havia realizado uma pesquisa que apontava que ratos alimentados com uma dieta rica em milho geneticamente modificado desenvolveram rins menores e alterações em seu sangue);
·         A possível monopolização da agricultura nas mãos de grandes empresas, prejudicando a agricultura familiar (esta que responde pela maior parte dos produtos alimentares consumidos no Brasil) e entre outros fatores.




                            COMO EVITAR ALIMENTOS TRANSGÊNICOS?                          


 Muitos de vocês, provavelmente, não compreendem como os transgênicos participam hoje da cadeia alimentar. O fato é que os alimentos geneticamente modificados estão presentes em nossa alimentação. Em uma escolha aleatória de um produto no supermercado, você tem uma possibilidade de 75% de escolher um alimento com ingredientes transgênicos. Isto é, 7 em cada 10 produtos foram modificados geneticamente, e mais baratos que os orgânicos.

 

DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ALIMENTOS MODIFICADOS



Reduzir ou eliminar alimentos processados em sua dieta. O fato de que 75% dos alimentos processados conter ingredientes transgênicos já é suficiente para sabotar qualquer dieta saudável.


• Ler os rótulos dos produtos e dos alimentos. Os feijões de soja e o milho convencional têm uma parcela maior de colheitas geneticamente modificadas. Os ingredientes feitos destes alimentos incluem o xarope de milho da fructose elevada (HFCS), farinha e flocos de milho, dextrina, amido, molho de soja e margarina, por exemplo.


Comprar produtos orgânicos. Por definição, o alimento que tem certificação orgânica deve estar livre de todos os organismos modificados, serem cultivado sem insecticidas e fertilizantes artificiais; os de origem animal não devem sofrer o uso corrente dos antibióticos, dos promotores de crescimento ou outras drogas.




Referências:

http://transnet.ning.com(adaptado)

http://www.brasilescola.com(adaptado)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário